Descubra porque visitar o Porto

Descubra porque visitar o Porto

Se passar por Portugal, não deixe de visitar o Porto, é um daqueles lugares cuja visita é obrigatória! Cidade bonita, diferente, cheia de contrastes e encantos! Logo na chegada, nos deparamos com uma verdadeira metrópole, praças, monumentos, prédios modernos, shopping, etc. Já na área envolvente do Rio Douro, ruelas estreitas, sinuosas e um emaranhado de casebres coloridos com seus varais na janela…Uma simplicidade que encanta nossos olhos!

No cais, ficam os rabelos, embarcações que antigamente transportavam as pipas de vinho do Porto e hoje levam os turistas a passear pelo Douro! No passeio é possível avistar parte das muralhas medievais, apreciar a paisagem tranquila e as belas pontes, de vários estilos, cruzando o Rio. Uma delas chama a atenção, é a mais imponente, a ponte Luís I, construída em 1886 por um assistente de Gustave Eiffel, para ligar o Porto à Vila Nova de Gaia. Às margens do rio, espalham-se os cafés, artesanatos, bares e restaurantes, onde nativos e turistas misturam-se, divertem-se e aproveitam tudo que a ribeira oferece!

Visitar o Porto

o que ver no Porto

 

 

 

 

 

 

 

No centro histórico, fica a Livraria Lello, uma verdadeira obra de arte do século XIX, toda em madeira, com lindos vitrais e bustos de famosos escritores, tem o pé direito elevado ostentando estantes compridas, repletas de livros de todos os gêneros e épocas, e a charmosa escadaria central, que leva ao segundo piso, onde há um pequenino café e um espaço para leitura. Vale muito a pena conferir!

Livraria Lello - Portugal

Bem próximas estão a Igreja e a Torre dos Clérigos, belíssimas construções barrocas do século XVIII. A mais de 75m de altura, depois de subir 225 degraus e chegar ao topo da torre, a vista sobre a cidade é de tirar o fôlego. Numa perspetiva a 360°, o visitante usufrui de um momento único, seja dia ou noite. A igreja, cujo projeto é de autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, é a primeira em Portugal com planta em forma de elipse. As várias janelas existentes permitem a entrada de luz, que realça o esplendor da talha dourada, criando um belo jogo de cores. Ao fundo, a capela-mor é embelezada com um altar de mármore e um retábulo de inspiração rococó, no qual predomina um trono coroado pela imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção. O percurso pela Casa da Irmandade dos Clérigos, onde se localiza um Museu, propicia a experiência de percorrer espaços, que no passado foram privados e destinados ao quotidiano da Irmandade. Percorrendo a Casa do Despacho, a Sala do Cofre, o Cartório e a antiga enfermaria, nota-se que o Museu possui um acervo de valor artístico considerável, constituído por coleções de escultura, pintura, mobiliário e ourivesaria, que vão do século XIII ao XX. O conjunto arquitetônico Clérigos, classificado como Monumento Nacional desde 1910, é um dos principais pontos de interesse da cidade do Porto.

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livreundefined
melhor vista porto torre dos clerigos

Claro que não podemos abrir mão de conhecer uma cave do famoso vinho do Porto! Portanto, atravesse o Rio e, chegando à Vila Nova de Gaia, escolha uma adega e delicie-se nesta experiência!! A minha dica é a Taylors, uma das casas mais tradicionais, com 325 anos de dedicação exclusiva à produção do vinho do Porto. Comece desfrutando de uma vista deslumbrante para o rio Douro e a cidade, acompanhada de uma taça de porto branco. Depois, saboreie um delicioso almoço no restaurante Barão Fladgate, e em seguida aproveite a oportunidade de viajar até o passado e aprender mais sobre a história do vinho do Porto, a atual produção vitivinícola da região do Douro e a história da casa Taylor’s, com direito a degustação no final! Você não vai se arrepender!!

Não perca também as seguintes atrações:

O Parque da cidade, o maior parque urbano de Portugal, que apresenta uma linda paisagem campestre. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, tendo sido inaugurado em 1993 (1ª fase) e finalizado em 2002. É um passeio gratuito e muito revigorante, numa superfície de 83 hectares, onde a natureza mostra toda a sua exuberância.

Imagem relacionada

passeios no Porto

Serralves, um complexo que inclui um museu de arte e um belíssimo parque, onde podemos caminhar totalmente envolvidos pela natureza, contemplando o verde das árvores, o colorido das flores e o canto dos pássaros. Um espaço para relaxar, ficar em paz, apreciar obras de arte, enfim, um lugar incrível!

Praia de Matosinhos e o Castelo do Queijo também merecem uma visita! Uma orla maravilhosa para praticar esportes, passear, petiscar à beira mar  e curtir um pôr do sol inebriante! A Cidade do Porto é extremamente encantadora! Aproveite bastante!

passeios no Porto

Comments are closed.