Costa Vicentina – 8 locais imperdíveis

Costa Vicentina – 8 locais imperdíveis

Litoral Alentejano e Costa Vicentina

 

Paisagem de caráter agreste, onde o mar é o elemento mais marcante, formando pequenas praias no sopé de imponentes arribas escarpadas ou protegidas por dunas...

Costa alta e rochosa com seus “encantos geográficos”, como o Cabo Sardão e o Cabo de São Vicente, que impressionam pela imensidão do panorama e pelo deslumbrante visual, excelentes pontos para contemplar a exuberância desta natureza tão mágica e particular, com o poder de inebriar nossos olhos, aquietar a alma e nos emocionar...

Além do cortejo de recifes, há as falésias de xisto de Odeceixe e a bela Sagres a ostentar o mais fascinante pôr-do-sol.
Neste clima meio selvagem não poderia faltar passeios a cavalo pelos areais, conferindo um charme extra à paisagem.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se por uma faixa estreita de litoral, entre São Torpes e Burgau, com uma extensão de 110 km. Esta zona de interface entre terra e mar tem características muito específicas, que lhe conferem uma elevada biodiversidade, alguns estuários são berços de várias espécies de peixes e habitat privilegiado de repouso e nidificação para aves migratórias.

As populações humanas desde cedo tiveram dificuldades em se fixar nesta faixa litoral, de terras avessas à agricultura. Do mar podiam retirar parte da sua subsistência e estabelecer contato com outros, porém, daí, também, surgiam os grandes perigos da parte dos piratas e corsários. Apesar disso, pequenas comunidades foram se estabelecendo ao longo da costa, umas na frente oceânica, outras abrigadas num interior próximo, mais fértil e seguro.

Atualmente, além dos pequenos pedaços de paraíso com que nos deparamos neste trajeto, também há singelas e pitorescas vilas, como Porto Covo e Zambujeira do Mar, com seu casario branquinho e florido, a igrejinha a enfeitar a praça, como se estivessem a compor um quadro. Todas prezam pela boa gastronomia, oferecendo seus melhores pescados nas tascas e marisqueiras tradicionais. Algumas cidades ainda conservam seus castelos e fortalezas, lembrando a história de lutas e conquistas deste bravo país.

A Conceito Turismo esteve em diversas praias, ilhas, cabos, vilas, castelos e cantinhos escondidos, caminhou por dezenas de trilhas e escadarias ribanceira abaixo e acima, desvendando todos os pormenores desta região incrível, que Portugal guarda com todo carinho para seus nativos e visitantes desfrutarem.

Sabendo das inúmeras possibilidades de passeio por aqui, pois atrações não faltam, elegemos 8 imperdíveis, para que você já comece a imaginar o seu roteiro:

1 - Praia do Salto - Porto Covo/Sines

2 - Cabo Sardão - São Teotonio/Odemira

3 - Praia dos Alteirinhos - Zambujeira do Mar/Odemira

4 - Praia de Odeceixe - Odeceixe/Aljezur

5 - Praia Vale dos Homens - Rogil/Aljezur

6 - Cabo de São Vicente - Sagres

7 - Praia do Castelejo - Sagres/Vila do Bispo

8 - Praia da Ingrina - Raposeira/Vila do Bispo

 

 

Comments are closed.