Visitamos esta Quinta perto de Lisboa

Visitamos esta Quinta perto de Lisboa

Quinta do Gradil

A Conceito turismo esteve na Quinta do Gradil, situada no Concelho de Cadaval, a 50 min de Lisboa, em busca de mais uma experiência enogastronômica e teve uma grata surpresa!

Fomos recebidos pela Dina, que nos levou a conhecer parte do espaço rural, enquanto explicava a história da quinta, que teve início no final do século XV, já pertenceu ao Marquês de Pombal e há cerca de 18 anos é comandada por um jovem e visionário empreendedor, Sr. Luis Vieira, que após investir no produto principal e em sua matéria-prima, está agora reformando o palácio e a capela originais da Herdade, espaços que num futuro próximo poderão ser visitados e apreciados pelos turistas, além de servir como caves novas para a vinícola e centro de eventos da empresa.

Descobrimos que ali são plantadas mais de 20 castas diferentes, pois a propriedade conta com diversos tipos de relevo e a região oferece um microclima favorável a todas elas, desde que cultivadas no espaço mais apropriado, tirando o melhor proveito possível do solo, dos ventos e da radiação solar.

Esta é uma das Quintas que abrem para os turistas participarem das vindimas no mês de setembro!

Após nosso passeio, fomos conduzidos à loja de vinhos, onde fizemos a degustação de 4 tipos. A maior surpresa foi, sem dúvida , o Tannat! Casta de origem francesa, largamente utilizada nos vinhos do Uruguai, mas que deu origem a um delicioso e estruturado vinho português! Entre petiscos, bebericos e um bate papo muito agradável, trocamos mais conhecimentos e informações, com a simpática Dina, fizemos umas comprinhas, como não poderia deixar de ser e seguimos para o jantar.

No restaurante, fomos muito bem recebidos pelo chef Daniel Sequeira, que nos sugeriu o menu vínico. O Afonso foi o responsável pela harmonização dos pratos com os vinhos e também pela total atenção e carinho conosco.

A entrada à base de cogumelos, foi harmonizada com um espumante muito fresco e saboroso. Abro um parênteses aqui, para mencionar que no couvert, foi apresentada uma manteiga de frutos vermelhos muito interessante!!

Como prato principal, o chef serviu um Magret de Pato, devidamente acompanhado pelo Tannat. Fazem mesmo um belo par!

Para finalizar, sobremesas confeccionadas com chocolate negro combinadas com o tinto Syrah e em seguida uma aguardente muito especial, uma relíquia que estagiou, esquecida e tranquila, durante mais de 40 anos em tonéis de carvalho Português e Francês.

Agradecemos ao atencioso staff da Quinta do Gradil por esta agradabilíssima experiência!

Voltaremos em breve, pois fará parte de mais uma boa opção em nossos roteiros.

Comments are closed.